Assessoria de Imprensa
Conte conosco sempre que precisar, estamos aqui 24h/7 dias.
Contato
Sala de Imprensa
Sala de Imprensa
Conteúdos Institucionais
A Agência de Notícias em Saúde do Centro Universitário São Camilo - SP disponibiliza releases, podcasts, fotos e vídeos sobre as ações realizadas pela instituição. Também faz a interação entre os jornalistas e a comunidade Camiliana na divulgação de pesquisas desenvolvidas e comentários sobre assuntos factuais na área da Saúde.
Para salvar o vídeo clique com o botão direito do mouse e selecione salvar vídeo...
Fotos Legendadas
Página em construção fotos_legendadas
"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum."
Releases
Matérias produzidas pela assessoria de imprensa para divulgar as notícias do Centro Universitário São Camilo -SP nos veículos de comunicação de todo País.
14/11/2022 | Novembro Azul: que remédios mudaram a realidade de pacientes com câncer de próstata?
20/10/2022 | Centro Universitário São Camilo abre vagas para Programas de Residência Médica
03/10/2022 | Outubro Rosa: taxas de mortalidade por câncer de mama tendem a crescer no Brasil
08/09/2022 | Setembro Amarelo: escuta afetiva é acolhimento necessário
26/08/2022 | Tabagismo: percentual de adultos fumantes tende à queda no Brasil
29/06/2022 | Endemia, vacina e chegada ao Brasil: o que se sabe sobre a varíola do macaco
23/06/2022 | Dia Nacional do Diabetes: o que faz crescer o número de casos no Brasil?
16/05/2022 | Prevenção, sintomas e tratamento: o que você deve saber sobre a dengue
11/05/2022 | Casos de hepatite em crianças podem ser consequência do Coronavírus
07/04/2022 | Infecções virais em crianças: quais os cuidados e sinais de alerta?
04/04/2022 | Comer transtornado: os riscos de emagrecer sem cuidar da saúde
23/12/2021 | Cuidados nutricionais durante as festas de fim de ano
02/12/2021 | Fim de ano: confira receitas econômicas para compor a ceia
12/11/2021 | Número de diabéticos no mundo aumentou em 16% durante a pandemia
10/11/2021 | Novembro Azul: consultas urológicas pelo SUS diminuíram em 33,5% no último ano
20/10/2021 | Fome no Brasil: saiba como aproveitar ao máximo os alimentos
21/12/2020 | Ceia de Natal: é possível economizar e ter uma mesa farta
18/09/2020 | A pandemia da COVID-19 está afetando a saúde mental das pessoas
15/07/2020 | Centro Universitário São Camilo realiza 1º concurso de fotografia para amadores
10/06/2020 | Por que a cidade de São Paulo reabrirá as atividades comerciais nos próximos dias?
29/05/2020 | Tabagismo e COVID-19
29/05/2020 | COVID-19: como é a recuperação de um paciente curado?
06/04/2020 | COVID-19: por que alongar traz benefícios para o corpo?
01/04/2020 | Covid-19: liberação do uso da telemedicina
31/03/2020 | Ansiedade, estresse, imunidade, COVID-19: como a boa alimentação pode ajudar
20/03/2020 | COVID-19: manter o equilíbrio emocional e psicológico é essencial
Podcasts
Caro(a) jornalista,
Em nossos podcasts são abordados temas relacionados à Saúde comentados por professores do Centro Universitário São Camilo - SP. Você pode usar esses conteúdos em versão integral ou editada, conferindo o crédito da fonte: Nome completo e o cargo que ocupa nesta instituição. Os áudios estão disponíveis também no Spotify.
Fale conosco sempre que precisar: agenciadenoticias@saocamilo.br
Julho de 2022 | Varíola dos macacos: o que é, como se proteger e quais as perspectivas de imunização contra a doença no Brasil
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro óbito por Varíola dos Macacos no país. O Brasil é o sexto país do mundo em número de casos de da doença, também chamada de Monkeypox, com 813 diagnósticos positivos. Ela possui sintomas muito parecidos com a varíola e a preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a subnotificação de casos, devido à sua semelhança com outras lesões na pele, porém são altamente infecciosas. O professor doutor Sérgio Zanetta, médico sanitarista e professor de Saúde Pública do Centro Universitário São Camilo fala sobre os possíveis riscos de um surto no país e como as pessoas devem se proteger do vírus.
Abril de 2022 | Médico sanitarista comenta: Dengue
A dengue e seus efeitos já não são desconhecidos para o Brasil, pelo contrário; o País foi capaz de conter e diminuir a transmissão do vírus na medida em que os nascedouros do mosquito Aedes aegypti foram controlados. Na análise do médico sanitarista Sérgio Zanetta, porém, durante a pandemia esse trabalho não pode ser feito por visitadores de casa em casa, resultando em alta de casos.
O professor de Saúde Pública e de Epidemiologia do Centro Universitário São Camilo explica, ainda, quais os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, e recomenda o que deve ser feito caso surjam sintomas da infecção.
Março de 2022 | Comer transtornado: os riscos de emagrecer sem cuidar da saúde
Perder peso de maneira rápida e “fácil” pode ser tentador, ainda mais quando as dicas estão ao alcance de um clique nas redes sociais. Mas quando essas orientações são repassadas por pessoas sem a devida qualificação, experiência e expertise, os riscos para a saúde são altos. Um deles é o desenvolvimento do comer transtornado.
A nutricionista Aline de Piano, coordenadora do Mestrado Profissional em Nutrição do Centro Universitário São Camilo – SP, explica do que se trata essa condição, quais os principais perigos associados a ela e como tratá-la.
Março de 2022 | A realidade do luto coletivo na pandemia, na guerra e em desastres naturais
O sentimento de perda que vem se prolongando desde o início da pandemia acaba gerando um “luto coletivo”, comum entre as tantas famílias que perderam um ou mais entes queridos para o Coronavírus. As perdas se estenderam também durante o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, e pelos efeitos das chuvas e consequentes enxurradas e deslizamentos em diferentes cidades na Bahia e em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Agora, o mundo se depara com a iminência de uma guerra, com a invasão russa à Ucrânia.
A psicóloga Gláucia Benute, coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo, fala sobre os possíveis efeitos do luto sobre a saúde mental, e como lidar com ele.
O atual cenário da Covid-19 na Ásia e na Europa, que tem levado alguns países a retomarem o lockdown e o distanciamento social em consequência do segundo ciclo do Coronavírus, faz ganharem forças as dúvidas no Brasil acerca da realização de festas de fim de ano e, em seguida, do Carnaval – além da possibilidade de ser suspendida a obrigatoriedade do uso de máscara em alguns Estados.
Considerando também o avanço da vacinação no país, o médico sanitarista e professor de Saúde Pública do Centro Universitário São Camilo – SP, Sérgio Zanetta, analisa as possibilidades que acompanham a progressão da pandemia em 2022.
Novembro de 2021 | Urologista comenta: Novembro Azul
Como referência ao Novembro Azul, o urologista Álvaro Bosco, professor de Medicina do Centro Universitário São Camilo - SP, detalha a importância da celeridade dos exames e do diagnóstico feito de forma precoce, e os riscos da demanda que foi reprimida pela pandemia.
Outubro de 2021 | Oncologista comenta: Outubro Rosa
Em alusão ao Outubro Rosa, o oncologista e professor de Medicina do Centro Universitário São Camilo, Felipe Cruz, fala sobre a importância do diagnóstico precoce e reforça a necessidade de realizar o exame de mamografia com a periodicidade correta, seguindo as indicações do Ministério da Saúde.
Setembro de 2021 | Terceira dose em idosos ou vacinação de crianças contra a Covid-19: qual deve ser a prioridade?
É possível acompanhar diariamente o aumento no número de vacinados contra a Covid-19 no Brasil. O País ultrapassou a marca dos 60 milhões de habitantes que receberam as duas doses, o que representa quase 30% da população. E é neste cenário, onde também contamos com a variante Delta, que surge o debate sobre os desafios da imunização – e entre eles, a aplicação das vacinas em crianças e adolescentes.
O que deve ser priorizado nesse momento: a vacinação de crianças, ou a dose de reforço para idosos? Neste episódio, o médico sanitarista e professor de Saúde Pública e de Epidemiologia do Centro Universitário São Camilo, Sérgio Zanetta, esclarece essa e outras dúvidas.
Setembro de 2021 | Variantes Gama e Delta do Coronavírus: qual a diferença?
Embora a variante Gama do Coronavírus ainda seja predominante no Brasil, casos de infecção pela variável Delta se multiplicam no País e já se fazem notar, por exemplo, no estado do Rio de Janeiro. Mas qual a diferença entre ambas? Alguma delas é mais transmissível ou pode provocar casos mais graves? Neste episódio, o médico e professor de Infectologia do Centro Universitário São Camilo, Robert Fabian, responde a essas e outras perguntas sobre as variantes do Sars-Cov-2.
Agosto de 2021 | Saúde mental, rotina de estudos e impactos emocionais: o que aconteceu com alunos e professores durante a pandemia?
Neste episódio os professores da Medicina, Sérgio Zanetta, da Pedagogia, Luciane Pedro e da Psicologia, Glacia Benute, comentam um estudo da Fundação Roberto Marinho que aponta que 4 a cada 10 estudantes consideraram a ideia de abandonar os estudos por dificuldades de adaptação, acesso e falta de contato com o meio escolar.
Agosto de 2021 | Como as escolas devem se preparar para a volta às aulas
O médico Sanitarista Sérgio Zanetta e a fisioterapeuta, Zodja Graciani, professores do Centro Universitário São Camilo, falam sobre a rotina de crianças e adolescentes na volta às aulas em meio à pandemia e os efeitos da quarentena sobre os jovens.
Vídeos
Caro(a) jornalista,
Reportagens e entrevistas em formato de videocast sobre temas relevantes da área da Saúde para que você possa utilizar na íntegra ou em versão editada. Os vídeos de entrevistas incluem a claquete com todas as informações sobre a fonte. Pedimos que use esses conteúdos com crédito ao profissional, incluindo seu nome completo e o cargo que ocupa nesta instituição. O material também está disponível na página do Centro Universitário São Camilo - SP no nosso canal oficial no Youtube: @saocamilosp.
Fale conosco sempre que precisar: agenciadenoticias@saocamilo.br
Confira abaixo os vídeos produzidos pela Agência de Notícias em Saúde do Centro Universitário São Paulo:
15/09/2021 | Médico sanitarista e professor de Saúde Pública do Centro Universitário São Camilo analisa a decisão da Prefeitura de São Paulo, que deixou de exigir termo de consentimento a quem recebe Pfizer como 2ª dose da AstraZeneca
Caso utilize o conteúdo, favor creditar o Centro Universitário São Camilo.
05/08/2021 | Pediatra e professor do Centro Universitário São Camilo fala sobre o avanço dos testes de vacinas contra a Covid-19 em crianças
A disseminação da variante Delta do Coronavírus no Brasil reacendeu um alerta para o risco de aumento no índice de crianças infectadas. Embora a possibilidade ainda não tenha se confirmado, já cresce a expectativa para a imunização do público mais jovem.
Considerando esse cenário, o pediatra Marcelo Nunes Iampolsky, professor do Centro Universitário São Camilo, fala sobre o avanço dos testes de vacinas de diferentes fabricantes – CoronaVac, Moderna e Pfizer – em crianças e comenta a perspectiva de uso emergencial dos imunizantes para essa faixa etária.
Caso utilize o conteúdo, favor creditar o Centro Universitário São Camilo.
04/08/2021 | Volta às aulas: especialistas indicam os cuidados necessários e o impacto do retorno ao ensino presencial sobre a vida dos estudantes
Profissionais das áreas de Saúde Pública, Psicologia e Pedagogia do Centro Universitário São Camilo analisam as implicações do retorno de crianças e adolescentes às salas de aula em meio ao cenário atual da pandemia do Coronavírus
O retorno às salas de aula em cidades brasileiras – seja em modelo híbrido ou totalmente presencial – reflete o momento de transformação que o País vivencia em meio ao avanço da vacinação contra a Covid-19. Nesse contexto, o ensino presencial é recebido com grande expectativa, mas para que possa acontecer de forma segura requer a atenção e o cuidado por parte de profissionais da Educação, pais e estudantes.
O sanitarista Sérgio Zanetta, professor de Saúde Pública e Epidemiologia do Centro Universitário São Camilo, descreve a volta às aulas como uma necessidade que deve ser adequada à realidade de cada instituição de ensino, mantendo pelo menos três regras básicas e não-farmacológicas de proteção.
“Um estudo recente publicado na revista Science, no início de 2021, indica que essas medidas não-farmacológicas são efetivas para impedir não somente a transmissão de Covid dentro das escolas, como também a transmissão para familiares de alunos e profissionais”, relata.
A primeira regra prevê o uso constante de pelo menos uma máscara, de preferência, com melhor qualidade de filtração. “Se possível deve ser utilizada uma máscara cirúrgica e outra de tecido por cima, quando em ambientes confinados, ou uma N-95 ou PFF2. Isso pelo fato de que a principal forma de transmissão da Covid-19 é respiratória e hoje nós sabemos disso”.
A segunda regra é estabelecer o distanciamento pessoal de um metro dentro da sala de aula. Esse espaço deve ser mantido também entre as mesas ou carteiras, e o ambiente deve permitir a ventilação e troca de ar. Por fim, continua sendo recomendada a frequente higienização das mãos, seja com água e sabão ou com álcool em gel. “Feito isso, a escola pode ser um dos ambientes mais seguros para se estar. Daí surge a necessidade de se proteger da transmissão comunitária”, lembra Zanetta.
Além do uso de máscaras por todos que estiverem presentes na instituição, o sanitarista destaca que, no momento de acesso de qualquer professor, estudante ou funcionário, “as pessoas precisam ser acolhidas e triadas diariamente para informar se têm algum sintoma gripal ou de Covid-19, ou se moram com alguém que tenha esses sintomas. Em caso positivo, a pessoa deve automaticamente retornar para casa e ficar 14 dias em isolamento a partir do último contato que teve com um sintomático, ou a partir da confirmação do caso”.
O professor de Saúde Pública e de Epidemiologia também chama a atenção para a necessidade de ventilação natural em todos os ambientes de permanência de docentes e alunos, uma vez que isso impede a formação de aerossóis – partículas ainda menores que gotículas, que permanecem suspensas no ar. “Caso alguém esteja com Covid e assintomático, em salas sem troca de ar, esses aerossóis podem permanecer até três horas. Então, a forma de proteção do ambiente é que se tenha ventilação adequada”, detalha. Assim, o ideal seria utilizar ar-condicionado com um sistema de exaustão, colocando o ar para fora do ambiente e sem direcionar o vento sobre as pessoas na sala.
Para além da observação aos sintomas da infecção, os educadores devem estar atentos a sinais comportamentais dos estudantes no momento de readaptação ao ambiente escolar. É o que orienta a professora Glaucia Benute Guerra, coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo. Ela alerta que os profissionais da Educação devem encontrar crianças e adolescentes com algum nível de ansiedade, que tem aumentado de forma geral entre esse público durante a pandemia.
“Essa ansiedade pode se traduzir em medo e preocupação muito grande com a retomada das atividades, que gera um sentimento parecido com aquele quando o aluno entra pela primeira vez na escola, o que torna necessária uma readaptação. Nesse primeiro momento, o melhor é que os professores estejam mais preocupados em encorajar o aluno no momento das atividades e reestimular o desejo pelo aprendizado, muito mais do que cobrar ou se preocupar com o que foi perdido e qual conteúdo ficou atrasado”, avalia.
A psicóloga lembra, ainda, que a ansiedade pode levar à dificuldade de interação social e de lidar com situações novas – o que, segundo ela, é natural diante do cenário que vivenciamos. Por isso, recomenda-se que os profissionais estejam atentos ao histórico dos alunos, considerando as perdas com as quais cada um teve que conviver.
“Foi difícil se afastar da escola, mas também é muito difícil retornar agora. Afinal, foi um tempo considerável em que as crianças desenvolveram outra rotina. O acolhimento e a segurança e possibilitar a sensação de pertencimento entre os alunos são fatores que auxiliarão bastante na saúde mental de todos eles nesse momento de retorno”, afirma a coordenadora.
Por meio desse acolhimento, os estudantes poderão retomar o desenvolvimento de habilidades que só são plenamente garantidas no espaço físico da escola, conforme descreve a professora Luciane Pedro, coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo. Ela analisa que durante o período de quase um ano e meio de suspensão das atividades presenciais na Educação foi possível perceber que o espaço escolar é fundamental para trabalhar aspectos socioemocionais dos estudantes, assim como habilidades psicomotoras que influenciam, inclusive, nas demais aprendizagens.
“Esses aspectos psicomotores são desenvolvidos no trabalho corporal que ocorre nas escolas, especialmente na Educação Infantil. Além disso, sabemos que a escola é um lugar de apoio para crianças e adolescentes, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade, assim como um ambiente seguro para os pais e mães que trabalham deixarem seus filhos e filhas. Lembramos também que a suspensão das aulas presenciais aumentou a evasão escolar e isso traz como consequência o agravamento da distorção entre idade e ano ou série escolar, que já era um problema antes da pandemia”, aponta.
21 de julho de 2021 | Médico do COB e professor do Centro Universitário São Camilo fala sobre a rotina no Japão e o preparo para as Olimpíadas
No primeiro vídeo da série divulgada pela Agênca de Notícias em Saúde do Centro Universitário São Paulo, o médico do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Puccinelli, aborda a realidade dos protocolos sanitários e as medidas para conter o Coronavírus durante os jogos
O professor Paulo Puccinelli, médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e doutor em Fisiologia do Exercício, é um dos coordenadores do curso de pós-graduação em Medicina do Esporte do Centro Universitário São Camilo. Em vídeos, ele relata os bastidores da rotina no Japão durante os preparativos para a Olimpíada de Tóquio 2020 e, com o início dos jogos, trará as atualizações sobre as medidas sanitárias adotadas pelas delegações esportivas. O conteúdo estará disponível na Agência de Notícias em Saúde do Centro Universitário. colocar endereço de acesso da agência
Os protocolos de contenção da Covid-19 são o primeiro assunto abordado pelo professor Puccinelli. Antes mesmo do embarque para a Ásia foi iniciado um processo de controle de toda a Delegação Brasileira. A testagem foi feita não somente com os atletas, mas também entre os membros do Comitê e todas as pessoas envolvidas com os jogos. “Fizemos um levantamento médico do histórico de doenças dos atletas e demais membros da Delegação e todas as questões relacionadas à Covid-19. Quem já pegou e se houve complicações. Também foram feitos exames cardiológicos para garantir a saúde de todos que estão por aqui”, reforça o coordenador.
No Japão, os acessos e a movimentação são restritos à agenda das Olimpíadas e a Delegação Brasileira está totalmente distanciada da população local. “Não temos contato com os japoneses. Só vamos a locais isolados e nem sequer podemos tocar no botão do elevador para subir e descer no hotel onde estamos hospedados. Tudo é muito controlado e bem ajustado para garantir a segurança dos jogos e minimizar os riscos de infecção”, explica.
Clipping
O Centro Universitário são Camilo - SP. é uma fonte para que jornalistas busquem informações sobre pesquisas científicas e consultem informações embasadas sobre assuntos da atualidade. O clipping reúne o resultado das entrevistas e reportagens na mídia.