O curso de Pós-graduação Lato Sensu em MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO no formato ONLINE SÍNCRONO é um desdobramento do curso de mesmo nome instituído em 2022, que substituiu o curso de Pós-graduação GESTÃO DE NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO, criado em 2013, a partir de uma demanda de mercado.
O nutricionista e o gastrônomo, público-alvo do curso de origem, têm uma formação muito técnica na graduação, mas ambos são solicitados a gerenciar seus negócios de alimentação.
A especialização traz conteúdo e ferramentas que capacitam esses profissionais a gerirem os recursos disponíveis em suas organizações em busca de resultados previamente definidos, a partir da definição de indicadores do negócio e suas respectivas metas.
A reformulação dos conteúdos oferecidos visou tornar o curso mais abrangente e atrativo e, principalmente, atender às exigências do mercado de trabalho, deixando de ser um curso exlusivamente voltado à atuação do nutricionista e do gastrônomo.
A partir de 2024 como estratégia geral para os programas denominados MBAs no Centro Universitário São Camilo, será criado um Núcleo comum para estes programas.
A ideia central é que além de maximizar a possibilidade de aproveitamento do corpo docente, uma vez que estes programas necessariamente trabalham com temáticas de gestão, poderá viabilizar a formação de turmas em cursos com menor poder de captação.
Para não descaracterizar cada programa especifico, as coordenações poderão trabalhar com uma ou duas disciplinas especificas de seus cursos, bem como as disciplinas comuns terão 08 horas para contextualização dos seus conteúdos.
Os programas terão os segundos períodos específicos e focados nas suas temáticas bem como a possibilidade após a conclusão do curso de migrarem para outras trilhas de formação que navega nos diversos programas de gestão, propiciando oportunizar uma formação ampla para profissionais de saúde que desejem integrar às suas carreiras o processo de Life Long Learning.
Ao final do curso, o discente estará apto a gerir recursos humanos e financeiros, compras, negociar em diversas instâncias com seus stakeholders, melhorar a experiência do cliente e mais preparado para atuar neste mercado de trabalho
2ª e 4ª das 19h às 22h30 (aulas semanais) e 6ª das 19h às 22h30 (aulas eventuais)
Formação específica para o setor de alimentação: Voltado para profissionais que atuam em restaurantes, indústrias alimentícias, supermercados e negócios próprios, com foco em gestão de processos e estratégia de negócios.
Projeto aplicado com impacto real: Os alunos desenvolvem projetos baseados em desafios reais de suas empresas, aplicando conhecimentos adquiridos para soluções práticas em gestão de alimentação.
Corpo docente atuante e conectado ao mercado: Professores que combinam experiência acadêmica e prática, trazendo as últimas tendências e inovações do setor para a sala de aula.
Abordagem inovadora e temas atuais: Disciplinas como Sustentabilidade em Negócios de Alimentação e Marketing Digital com constante atualização em regulamentações como as da Anvisa e Ministério da Agricultura.
Rede de networking diversificada: Alunos com diferentes perfis profissionais e regiões, incluindo outros países, promovendo uma troca de experiências enriquecedora.
Foco no desenvolvimento de habilidades de liderança: Ênfase em liderança humanizada e gestão de equipes, preparando os alunos para liderar com eficiência e promover um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo.
O egresso do MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO estará apto a assumir cargos mais gerenciais em negócios de alimentação em diferentes mercados:
Além disso, profissionais da área que desejam empreender ou prestar consultoria em negócios de alimentação
A São Camilo entende o valor de oferecer aos alunos algo que vai muito além do aprendizado técnico: uma formação holística, que lhes garante evolução profunda, não só enquanto profissionais, mas também como humanos e cidadãos.
Esse compromisso de levar uma formação completa aos estudantes é tão forte que vai ao encontro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, dentre os quais está a Educação de qualidade, que preconiza “assegurar o acesso à educação inclusiva e equitativa, para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
Além disso, a instituição está em consonância com os demais ODS, como Cidades e comunidades sustentáveis e Redução das Desigualdades. Por isso, inclui em todos os seus cursos da pós-graduação temáticas voltadas à capacitação em ESG (Environmental, Social, Governance). Em síntese, um conjunto de padrões que garantem práticas profissionais socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas.
Ao estruturar os programas de Pós-Graduação lato sensu dentro desse objetivo, o Centro Universitário São Camilo, além de cumprir sua missão camiliana, se engaja em uma tendência mundial, contribuindo para o desenvolvimento profissional diferenciado de nossos alunos e, portanto, do nosso país, uma vez que a educação é uma forte condutora de transformação social.
1. Os documentos de matrícula deverão ser enviados por meio da Área do Candidato, dentro dos prazos estabelecidos no edital e seguindo as orientações abaixo:
Relação de documentos para matrícula:
Funcionários de empresas parceiras, para ater acesso ao desconto de parceria, é necessário o envio de carta comprobatória emitida pela empresa, em papel timbrado e assinada pelo representante legal. Essa carta deverá seguir o modelo disponível aqui. O desconto será aplicado na parcela subsequente à solicitação.
REGULAMENTA O PROCESSO DE INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA
Prof. Me. João Batista Gomes de Lima, Magnífico Reitor do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas atribuições, torna pública as normas que regem a pós-graduação Lato Sensu presencial e à distância para o ano de 2024 para ingresso nos cursos de especialização.
1. DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
1.1. Credenciado pelo Decreto de 24 de novembro de 1997, publicado no Diário Oficial da União de 25 de novembro de 1997. Recredenciado pela Portaria nº. 545, de 03 de junho de 2015, publicada no Diário Oficial da União de 05 de junho de 2015.
1.2. Credenciado para oferecimento de Cursos na modalidade à distância pela Portaria n. 1.109 de 27 de novembro de 2015, publicado no Diário Oficial da União em 30/11/2015. Recredenciado pela Portaria n. 1.844 de 14/09/2023, publicada no D.O.U de 18/09/2023.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. Período: Início em 10 de outubro de 2024 e término em conformidade com o QUADRO I abaixo, bem como a disponibilidade de vagas no momento da inscrição. A data de término das inscrições poderá ser alterada, prorrogada ou encerrada a qualquer momento de acordo com as necessidades emanadas pela Reitoria.
QUADRO I – CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO, MATRÍCULA E ENTREGA DE DOCUMENTOS
INSCRIÇÕES, MATRÍCULA ONLINE E ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO DIGITALIZADA
Até 03 dias úteis antes do início das aulas
CONFIRMAÇÃO DE MATRICULA PELA INSTITUIÇÃO
Até 02 dias antes do início das aulas, desde que os documentos tenham sido recebidos
2.1.1. As inscrições realizadas após o prazo determinado no QUADRO I, serão automaticamente consideradas para a turma subsequente com início no ano de 2025, desde que haja vaga e a formação da primeira turma.
2.1.2. As inscrições devem ser feitas apenas por portadores de diploma de Graduação e que atendam aos pré-requisitos exigidos para o curso pretendido, disponível no endereço eletrônico: https://saocamilo-sp.br. Conforme Resoluções 01 de 22 de maio de 2017 e n. 01 de 06 de abril de 2018, não serão aceitos diplomas de cursos sequenciais.
2.2. Local: Internet - saocamilo-sp.br
2.3. A inscrição no presente processo implica no reconhecimento e na aceitação, por parte do candidato de todas as condições previstas neste Edital e no link: saocamilo-sp.br – página do curso, na legislação específica, no regulamento de pós-graduação, no Estatuto e Regimento Geral do Centro Universitário São Camilo e o aceite no contrato de prestação de serviços educacionais.
2.4. A inscrição é efetivada após o preenchimento do formulário de inscrição e matricula online, bem como o pagamento do boleto bancário referente a 1ª parcela do plano de pagamento, aceite eletrônico do requerimento e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e envio de documentos via upload.
2.5 As informações relativas aos cursos oferecidos e data prevista de início da turma poderão ser consultadas no link: saocamilo-sp.br – página do curso. As informações poderão sofrer alteração a qualquer tempo.
2.6. Será de total responsabilidade do candidato a veracidade das informações declaradas eletronicamente no Formulário de Inscrição.
2.7. O candidato deve obrigatoriamente indicar um e-mail válido, que será o principal meio de comunicação para o recebimento das informações sobre inscrições, matrículas e outros comunicados institucionais importantes, sendo que a validade do e-mail informado é de sua inteira responsabilidade.
2.8. Para o curso de Especialização em Estomaterapia o candidato deverá realizar previamente o processo seletivo, e após aprovação poderá realizar o pagamento do boleto bancário referente a 1 parcela e a pré matricula.
2.8.1 A seleção a que se refere o item 2.8, será por meio de análise de curriculum e entrevista por telefone. Será considerado para fins de seleção os seguintes aspectos: pelo menos dois anos de graduação em Enfermagem e experiência profissional em pelo menos uma das áreas de feridas, Estomias e ou incontinências. Em caso de empate prevalecerão em ordem de importância os seguintes critérios: tempo de experiência nas áreas de feridas, Estomias e ou incontinência, tempo decorrido da graduação.
2.9. Os cursos oferecidos com ingresso por disciplina possuem duração máxima de 12 meses, sendo ofertados na modalidade à distância. Todos os cursos foram estruturados com componentes curriculares independentes entre si, possibilitando que sejam ofertadas em qualquer momento de acordo com a disponibilidade de ingresso sem prejuízo no processo ensino-aprendizagem. Para a conclusão de cada curso de pós-graduação é necessário a integralização de todas as disciplinas correspondentes da matriz curricular.
2.10. Para os cursos EAD em formato assíncrono, as aulas e atividades são desenvolvidas por meio de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Centro Universitário São Camilo. Para os cursos EAD em formato síncrono, as aulas serão remotas ao vivo, realizadas através de plataforma voltada para videoconferências, e o acesso deverá ocorrer durante o desenvolvimento das aulas. Todas as aulas serão gravadas e ficarão à disposição por prazo determinado. Para os cursos presenciais, as aulas são ministradas de acordo com o campus de oferta do curso, escolhido no momento da inscrição do candidato.
2.11 O candidato que desejar ser identificado pelo nome social, deverá efetuar o preenchimento da opção disponível na ficha de inscrição e enviar um e-mail para sg@saocamilo-sp.br, solicitando a utilização do nome social. Entende-se por nome social, conforme Resolução 12, de 16 de janeiro de 2015, aquele pelo qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e/ou é conhecida na comunidade. A identificação do nome social será permitida aos maiores de 18 anos, mediante envio da solicitação para sg@saocamilo-sp.br.
3. DOS CURSOS E PLANOS DE PAGAMENTO
3.1 A denominação de cada curso; duração, número de vagas, local de funcionamento, dias e horários, formato das aulas, e campus e/ou Polo e pré-requisitos, valores e planos de pagamentos estão disponíveis para consulta no link: saocamilo-sp.br – página do curso.
3.2. O vencimento da primeira parcela dar-se-á no ato da inscrição e os demais, no dia 06 (seis) de cada mês subsequente ao início da turma, conforme estipulado no link: saocamilo-sp.br – página do curso.
3.3. Será concedido desconto de 2% (dois por cento) a partir da 2ª mensalidade de cada curso, para os pagamentos efetuados até o primeiro dia de cada mês.
3.4. Não estão incluídos os serviços opcionais de uso facultativo, cursos de extensão, palestras, simpósios, atestados, declarações, segunda via de documentos, aulas de reposição de disciplinas. Os serviços acadêmicos complementares devem ser solicitados por meio do Portal Acadêmico ou presencialmente, de acordo com a disponibilidade do atendimento, e em conformidade com os prazos de resposta e valores divulgados no Edital de Valores vigente no ato da solicitação.
3.5. Na hipótese de atraso de pagamento, de qualquer parcela devida e independentemente do recebimento de aviso de cobrança, a mesma será corrigida "pro-rata-die" pelo índice da variação acumulada do IGPM do respectivo período ou outro que legalmente venha a substituí-lo e, a seguir, acrescida de multa de 2% (dois por cento) após o vencimento, bem como de juros de mora a razão de 1% (hum por cento) ao mês.
4. DA MATRÍCULA
4.1. Após o pagamento do boleto bancário referente a 1ª. parcela do plano de pagamento, o candidato deverá proceder com o preenchimento da matrícula online por meio do link saocamilo-sp.br - Área do Candidato, de acordo com os prazos estabelecidos no QUADRO I estipulado no item 2.1 deste Edital.
4.2. Todos os prazos previstos para a inscrição e matrícula estão especificados no QUADRO I, oportunidade na qual passa a ter ciência dos mesmos, não podendo alegar desconhecimento.
5. DO ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO E EETIVAÇÃO DE MATRÍCULA
5.1. Após o preenchimento da matricula online, o candidato deverá realizar upload da documentação relacionada no item 5.2 diretamente na plataforma do candidato nos prazos estipulados no QUADRO I.
Somente serão aceitas as documentações enviadas conforme item 5.2. Após validação dos documentos pela secretaria, o aluno receberá e mail com a confirmação de matrícula.
O RA (Registro Acadêmico) e senha de acesso, serão encaminhados ao aluno até 03 dias antes do início das aulas
5.1.1. O upload dos documentos deve ser feito um a um, para o documento correspondente, separados individualmente nos formatos pdf. Jpeg, jpg ou png.
5.1.2. O Centro Universitário São Camilo não se responsabiliza por qualquer tipo de problemas técnicos que impeçam a chegada da referida documentação ao seu destino.
5.1.3. Os documentos não enviados dentro do prazo estipulado no QUADRO I, a matrícula poderá ser efetivada para turma subsequente com início no ano de 2025, desde que haja vagas disponíveis e confirmação de abertura de turma. Contatar o 0300 017 85 85 (opção 1) para realizar a solicitação.
5.2. Documentos necessários para upload:
A. Cédula de Identidade frente e verso. Em caso de aluno estrangeiro, cópia de Registro Nacional de Estrangeiro (RNE válido);
B. Certidão de Nascimento ou casamento;
C. CPF;
D. Comprovante de endereço (sem senha de segurança, pois impede abertura do documento);
E. 1 foto 3x4;
F. Diploma de graduação frente e verso. Para os diplomas em formato digital, frente e verso (representação visual do diploma) com link de validação conforme PORTARIA Nº554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma deverá ser entregue cópia da certidão de conclusão de graduação com data da colação de grau anterior ao início do curso.
A certidão de conclusão, com data de colação de grau, será aceita desde que não tenha sido emitida há mais de 3 anos.
Na ausência do diploma deverá ser entregue cópia da Certidão de conclusão da graduação com data de realização de conclusão da colação de grau anterior ao início do curso. A certidão de conclusão, com data de colação de grau, será aceita desde que não tenha sido emitida há mais de 03 anos.
5.2.1 No caso de estudos realizados no exterior, o diploma deverá estar traduzido, juramentado e apostilado. Para documentos emitidos nos países do MERCOSUL, a tradução juramentada está dispensada, sendo necessário somente o apostilamento. Não há necessidade de revalidação do diploma para fins de continuidade de estudos. Para o devido exercício legal de sua atividade profissional no Brasil é necessário a revalidação do diploma nos órgãos competentes.
5.3. A matrícula somente será efetivada após o preenchimento matrícula online e upload da documentação digitalizada no prazo estipulado no item 5.1. condicionado ao pagamento da 1ª. parcela.
5.4 Toda a documentação constante no item 5.2 deverá ser enviada com boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e com todas as informações legíveis com tamanho máximo de cada anexo, uma a um de 3MB.
5.5 O candidato é inteiramente responsável pelas informações prestadas e pelo conteúdo dos arquivos anexados.
5.4. Em caso de dúvida e/ou divergência em relação aos documentos enviados em conformidade com o item 5.2, a via original será solicitada para fins de efetivação e regularização da situação acadêmica do aluno.
5.5. O uso de documentos falsos como meio comprobatório da Conclusão do Ensino Superior terá como consequência a nulidade e o cancelamento de todos os atos escolares publicados em nome do interessado, inclusive a matrícula, sem qualquer direito a reembolso.
5.6. No caso de cancelamento de matrícula, serão devidas as parcelas vencidas até o mês da efetiva formalização no Portal Acadêmico.
5.7. Aos alunos inscritos e ou matriculados que requererem cancelamento de sua inscrição/matrícula até 01 (um) dia antes da data do início das aulas, serão restituídos 80% (oitenta por cento) do valor pago, em até 30 (trinta) dias. O valor remanescente será destinado para cobrir as despesas internas do Centro Universitário São Camilo. Poderá também, optar por matrícula em turma subsequente com início no ano de 2024, conforme disponibilidade de vaga e abertura da turma.
5.8. O não atendimento das exigências para matrícula implicará no cancelamento da inscrição, sendo ao candidato ressarcido em 80% do valor pago, em até 30 dias, desde que não tenha iniciado as aulas.
5.9. Não haverá reembolso da 1ª parcela, após o início das aulas, sob qualquer pretexto.
6. DOS ESTÁGIOS
6.1 Conforme previsto em Projeto Pedagógico, alguns cursos de pós-graduação terão carga horária direcionadas a estágios orientados, supervisionados ou optativos, com adicional de valor em mensalidade, cabendo ao(a) CONTRATANTE verificar as regras e procedimentos no Regulamento da Pós-Graduação e valores divulgados no link saocamilo-sp.br – página do curso.
7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. O Processo de inscrição e matrícula reger se á pela legislação vigente, pelo presente edital, Regimento Institucional e pelas disposições concernentes.
7.2. As informações constantes no link: saocamilo-sp.br – página do curso é parte integrante deste Edital.
7.3. A critério da Reitoria do Centro Universitário São Camilo, editais de retificação e/ou editais complementares poderão ser publicados e, a partir de sua publicação, passarão a fazer parte integrante das normas e instruções contidas neste Edital.
7.4. O candidato que prestar declaração falsa ou inexata em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, será excluído do Processo Seletivo ou desligado do curso na hipótese de já ter sido matriculado, sem exclusão das sanções cíveis e penais a que ficará sujeito.
7.5. O Centro Universitário São Camilo segue o calendário civil.
7.6. O ato de inscrição neste processo, realizado de forma voluntária pelo aluno, registra seu consentimento ao tratamento dos seus dados pessoais e dos dados sensíveis do titular, para as finalidades específicas deste Edital, em conformidade com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei n. 13.709/2018). O Centro Universitário São Camilo está empenhado na proteção e confidencialidade dos dados que lhe são confiados pelo titular.
7.7. Este edital entra em vigor na data de sua publicação até o prazo final de matrícula, conforme QUADRO I mencionado no item 2.1 deste Edital, podendo ser prorrogado, sendo revogadas as disposições em contrário.
7.8. Os casos omissos serão resolvidos, por analogia, pela Coordenação Geral de Pós-graduação.
São Paulo, 03 de outubro de 2024.
Prof. Me. João Batista Gomes de Lima
Magnífico Reitor
Graduado em medicina pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO); Possui Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Municipal Miguel Couto (RJ) e Medicina Esportiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); É Mestre em Economia e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e Doutor em neurologia/neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui MBA em administração de sistemas de saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e Especialização em Educação em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP);
Tem atuação em cargos de alta liderança na gestão hospitalar desde 2010 e atualmente ocupa a posição de diretor técnico da Cruzada Bandeirante São Camilo e membro de conselho de administração de entidades de saúde.
É médico pesquisador, com projetos temáticos em hipotermia e nas áreas de educação e saúde, possuindo patentes de produtos derivados de suas pesquisas e publicações em diversas revistas nacionais e internacionais.
Coordena o curso de Graduação em Medicina e dos Programas de Residência Médica do Centro Universitário São Camilo desde 2018.