Mestrado Profissional em Nutrição
Sobre o Curso
Por que fazer o Mestrado Profissional em Nutrição no Centro Universitário São Camilo?
Atualmente observamos o expressivo aumento da concorrência no mercado de trabalho e possuir qualificações específicas é um grande diferencial. O mestrado profissional irá lhe oferecer diversas vantagens:
• Capacitação para vagas mais importantes, com maior responsabilidade e remuneração;
• Intercâmbio entre o mundo acadêmico e profissional lhe trará maior produtividade, visão inovadora, empreendedora e de liderança;
• Possibilidade de carreira docente.
Destaca-se que o Mestrado Profissional desenvolve a autonomia do aluno, proporcionado uma visão mais crítica, dando destaque ao profissional no mercado de trabalho. Por fim, possibilita que o indivíduo possa manter sua fonte de renda, cursando as aulas em horários que permitam a conciliação entre trabalho e estudo, sem exigir a dedicação exclusiva do mestrado acadêmico.
O Mestrado tem duração de 24 meses sendo de 10 a 12 meses de aulas presenciais e os demais meses são destinados para a construção e execução do projeto de pesquisa.
Área de concentração:
Análise Nutricional da População
Linha de pesquisa:
Doenças da criança e do adolescente;
Saúde e qualidade de vida: do nascimento à adolescência.
Público Alvo
Nutricionistas, médicos, educadores físicos, psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros que atuem em especialidades pediátricas e hebiátricas.
Reconhecimento
Reconhecido e homologado pelo CNE Portaria 601, D.O.U de 10/07/2013.
Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 609 de 14/03/2019 e publicada no D.O.U em 18/03/2019, Homologação do Parecer CNE/CES 487/2018.

Pompéia

R$ 1.965,00

Sábados 08h30 às 12h e 13h às 16h30.

24 meses
Diferenciais
Você sabe a diferença entre o Mestrado Acadêmico e o Profissional?
Vamos começar falando do surgimento do Mestrado Profissional (MP). Esta modalidade de Stricto Sensu surgiu em 2009 para atender a necessidade de uma formação profissional diferenciada. Enquanto o mestrado acadêmico tem seu enfoque voltado pesquisas e novos conhecimentos para a ciência, o MP busca atender demandas emergentes do ambiente de trabalho, agregando pesquisa, ciência, inovação e tecnologia à prática. Desta forma, este curso instrumentaliza o profissional pautado na ciência, porém conferindo maior aplicabilidade de todos os conhecimentos adquiridos, tornando-o mais competitivo, com maior nível de qualificação e oferecendo oportunidades e lugares de destaque no mercado de trabalho.
Além disso, o mestrado profissional possui a mesma validade de um mestrado acadêmico, ou seja, o habilita para carreira docente e acadêmica, bem como possível ingresso no Doutorado.
QUAL A PROPOSTA E OS DIFERENCIAIS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM NUTRIÇÃO: DO NASCIMENTO À ADOLESCÊNCIA DO CUSC?






Internacionalização

Internacionalização

Desenvolva conexões internacionais
Dispomos de convênios para a promoção de intercâmbios internacionais com Instituições renomadas internacionalmente. Parceria com grupo NNEdPro (NEED FOR NUTRITION EDUCATION/INNOVATION PROGRAMME (NNEDPRO)) Global Centre for Nutrition and Health. Refere-se à um grupo interdisciplinar premiado, formado por diversos pesquisadores, com sua sede estabelecida em Cambridge (Reino Unido), que reúne redes centrais e regionais em seis continentes. Estes desenvolvem modelos educacionais adaptáveis para a capacitação em nutrição nos sistemas de saúde.
Também realizam uma série de cursos de treinamento, bem como estudos e sínteses de pesquisa primária para preencher as principais lacunas na ciência. A sede corporativa situa-se no St John's Innovation Centre, em Cambridge, enquanto os principais centros de atividades acadêmicas abrangem quatro instituições acadêmicas: Universidade de Ulster, Universidade de Parma, Imperial College London e Universidade de Cambridge, com colaborações acadêmicas com Cambridge e Ulster, desde nossa fundação em 2008. Também estão intimamente aliados a várias organizações especializadas: a British Dietetic Association (BDA), são co-fundadores do BMJ Nutrition, Prevention and Health; trabalham em estreita colaboração com o Laboratório do Governo Químico (LGC) no desenvolvimento de redes internacionais de conhecimento e no fortalecimento da pesquisa; Para projetos com objetos de caridade, possuem com parceiro oficial de caridade, o Lord Rana Foundation Charitable Trust; mais recentemente, formaram uma parceria estratégica para desenvolver modelos de aplicação de conhecimento com o Swiss Re Institute e fortalecer nosso foco em profissionais de saúde por meio de parceria com a Rede de Educação e Pesquisa em Nutrição Médica (ERimNN).
Esta parceria tem como intuito: fortalecer rede de pesquisa interinstitucionais, possibilitar interações positivas entre a força de trabalho de Nutrição e outros profissionais de saúde, criar um projeto piloto de cozinha móvel de ensino NNEdPro em comunidades ou áreas carentes, bem como organizar uma Reunião Anual para compartilhamento dos produtos gerados. Maiores informações sobre este o Brasil Network e NNEdPro pode ser acessada via link: https://www.nnedpro.org.uk/brazil.
Por fim, dispomos da participação de docentes em editoria e peer-review de artigos em periódicos qualificados na área e linhas de pesquisa de nosso programa, tais como: Archives of Endocrinology and Metabolism, BMC Public Health, Journal of Cardiovascular Medicine (Hagerstown, Md.), Pediatric Obesity, Nutrition, PEDIATRIC DIABETES, Clinical Nutrition (Edinburgh), Epigenomics, MOLECULAR AND CELLULAR ENDOCRINOLOGY.
Infraestrutura
Coordenação

Profa. Dra. Aline Piano
Ver minicurrículo

Cooperação, mobilidade docente e discente, parcerias e redes de pesquisa
Quero conhecer
Saiba mais
Regimentos, Regulamentos e Normativas
Saiba maisPesquisa de Teses
Saiba maisO que pensam os alunos
Quer receber mais informações?
Matriz Curricular
Carga Horária
1440h, sendo composta por créditos:
- 24 unidades de créditos de disciplinas
- 16 unidades de créditos de atividades complementares
- 56 unidades de créditos para o trabalho de conclusão de curso
Total: 96 unidades de créditos
1 Unidade de Crédito = 15 h
Disciplinas e Ementas
Disciplinas obrigatórias:
• BIOESTATÍSTICA
Carga Horária: 45 Horas/Aula
Ementa
Propicia a formação em pesquisa abordando os processos de amostragem, cálculo de probabilidades e elementos básicos de estatística descritiva. Apresenta os elementos da análise probabilística. Promove o conhecimento testes paramétricos e não-paramétricos e sua aplicação na área das ciências da Saúde.
• BIOÉTICA
Carga Horária: 30 Horas/Aula
Ementa
A disciplina em questão, estuda de forma sistemática as questões éticas emergentes da prática profissional no âmbito da saúde. Propõe-se a deliberar sobre os problemas éticos de forma interdisciplinar por meio da reflexão dos valores e princípios humanistas que norteiam a decisão prudente, alicerçada no diálogo e no significado da dignidade humana.
• CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Carga Horária: 45 Horas/Aula
Ementa
Estuda e investiga os processos inerentes ao crescimento e desenvolvimento durante a infância e adolescência, com abordagem aos fatores interferentes, modificáveis e não modificáveis, além de discussões sobre o imprinting metabólico. Discute métodos e critérios de avaliação nutricional para planejamento da adequada alimentação, conforme suas necessidades nutricionais.
• FISIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: DO NASCIMENTO À ADOLESCÊNCIA
Carga Horária: 45 Horas/Aula
Ementa
Compreende os mecanismos genéticos, neurológicos e hormonais envolvidos no controle do crescimento humano desde o nascimento até a idade adulta. Estuda o processo de desenvolvimento pós-natal de todos os órgãos e sistemas. Determina e analisa as diferenças fisiológicas existentes em cada sistema de acordo com cada fase do crescimento, entendendo as necessidades e características de cada momento.
• SEMINÁRIOS TEMÁTICOS: ABORDAGENS ATUAIS DA NUTRIÇÃO EM PEDIATRIA
Carga Horária: 30 Horas/Aula
Ementa
Desenvolvimento da capacidade de elaboração de explanações sobre temas de interesse prático em pediatria e adolescência, com abordagem de possíveis etiologias, mas ênfase às habilidades e aperfeiçoamento do nutricionista quanto a estratégias de intervenção nutricional para os casos elegidos pelos discentes e pelo docente, sempre envolvendo temas atuais e inovadores.
• SEMINÁRIOS DE PESQUISA
Carga Horária: 45 Horas/Aula
Ementa
Propicia a instrumentalização para o desenvolvimento de trabalhos científicos. Discuti a pesquisa de forma aprofundada e crítica abordando o planejamento, a execução e o gerenciamento do projeto.
Disciplinas eletivas:
• ALIMENTAÇÃO DA FAMÍLIA: AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR
Carga Horária: 30 Horas/Aula
Ementa:
Avaliação dos hábitos alimentares dos componentes da família, com enfoque para cada etapa do ciclo da vida. Análise dos diferentes métodos para avaliação da ingestão alimentar e das possibilidades de aplicação dos instrumentos de inquérito nutricional nos níveis individual ou populacional. Conversão dos alimentos obtidos nos inquéritos nutricionais para nutrientes e energia, para comparação com as recomendações nutricionais atuais. Marcadores bioquímicos, validade e reprodutibilidade dos métodos de avaliação do consumo alimentar.
• COMPORTAMENTO ALIMENTAR NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Carga Horária: 45 Horas/Aula
Ementa:
O curso se propõe a discutir o conceito, atualidades e distúrbios do comportamento alimentar na infância e adolescência. O conteúdo programático visa também favorecer a ampliação do raciocínio clínico por meio de apresentações e discussões de casos clínicos.
• METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária: 30 Horas/Aula
Ementa
Discute e desenvolve raciocínio crítico sobre o ensino na área da saúde, além de fornecer subsídios para o exercício didático-pedagógico planejado, criativo e instrumentalizado. Capacita análise dos projetos pedagógicos nas áreas da educação, da saúde e do meio ambiente, a teoria e prática da docência e o planejamento didático pedagógico.
• NECESSIDADES NUTRICIONAIS E NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA
Carga Horária: 30 horas/Aula
Ementa:
Estudo e interpretação de todos os aspectos que norteiam a alimentação nos primeiros anos de vida, enfatizando as ocorrências mais comuns e que refletem no crescimento e no desenvolvimento iniciais; alterações metabólicas e ambientais que influenciam este período e métodos de intervenção nutricional.
• INTERVENÇÕES NUTRICIONAIS NAS DOENÇAS PEDIÁTRICAS
Carga Horária: 30 Horas/Aula
Ementa:
Caracterização das principais doenças da atualidade que acometem o grupo infantil, com breve abordagem de sua fisiopatologia e ênfase na avaliação nutricional, nas alterações metabólicas e do trato digestório. Com base nestes conceitos será discutida a aplicabilidade de procedimentos de intervenção nutricional, com o intuito de controle e melhora do quadro clínico e de doenças associadas, sob o contexto biológico e social.
• NUTRIÇÃO APLICA A CRIANÇAS ATIVAS
Carga Horária: 30 Horas/Aula
Ementa:
Aborda a relação entre a fisiologia, a atividade física e nutrição na infância e adolescência enfatizando não somente a sua relação harmoniosa com saúde e bem-estar, mas também com os excessos e possíveis consequências negativas no padrão alimentar advindas de tabus, preconceitos e crenças infundadas.
• ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO PEDIÁTRICA E HEBIÁTRICA
Carga Horária: 30 Horas/Aula
Ementa:
Desenvolvimento de atividades práticas na área de pesquisa e planejamento individual do programa de estágio, sob orientação do professor responsável. Aborda e treina os conhecimentos adquiridos durante o curso.
• Collaborative Online International Learning: Nutrigenética e nutrigenômica da obesidade infanto-juvenil (disciplina ofertada em parceria com Instituição Internacional)
Carga Horária: 30 Horas/Aula
Ementa:
O desenvolvimento da Nutrigenética e Nutrigenômica trouxeram uma nova abordagem na relação saúde/doença em pediatria, com o intuito de modular a expressão de genes, possibilitando melhoria na qualidade de vida dos pacientes em acompanhamento, tanto no aspecto de prevenção, quanto no tratamento de doenças crônicas. A disciplina torna o aluno apto a delinear o plano de assistência nutricional individualizada na obesidade infanto-juvenil, com ênfase em suporte nutricional.
• Oficina de escrita científica (convidado internacional)
Carga horária: 15 horas/Aula
Ementa:
A disciplina objetiva instrumentalizar o discente para elaboração e análise crítica no processo de construção e submissão de manuscritos à periódicos qualificados, propiciando capacitação, rigor e qualidade na escrita cientifica.
Cooperação, mobilidade docente e discente, parcerias e redes de pesquisa
Conheça algumas de nossas ações de mobilidade de docentes e discentes entre programas e participação em redes de pesquisa:
- Participação efetiva de discente em reuniões semanais do grupo de pesquisa YCARE (Youth/Child Cardiovascular Risk and Environmental Research Group (YCARE) na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com carga horária de 30 horas e certificado pelo Prof. Dr. Heraclito B. Carvalho (Livre Docente do depto de Medicina Preventiva da USP) e Prof. Dr. Augusto Cesar F. de Moraes (coordenador científico);
- Participação anual no Programa de Mobilidade Internacional do Santander Universidades, onde a Mantenedora (União Social Camiliana) possui convênio e todos os anos dispõe de bolsas para um ou mais programas;
- Parcerias nacionais com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, Universidade de São Paulo;
- Parcerias internacionais com pesquisadores de Universidades Européias, Norte-Americana e Canadense, grupo NNEdPro (NEED FOR NUTRITION EDUCATION/INNOVATION PROGRAMME (NNEDPRO)) Global Centre for Nutrition and Health;
- Ação de mobilidade docente: nosso docente permanente, Prof. Dr. Guido Colares Neto realizou observership (período de dezembro de 2019 a 30 de janeiro de 2020) no serviço de doenças osteometabólicas do Shriners Hospitals for Children (Hospital Shriners para Crianças) em Montreal (Canadá) sob a supervisão do Dr.Frank Rauch (pediatra especialista em Distúrbios Metabólicos e Genéticos dos Ossos e Diretor de Laboratórios Clínicos dos Hospitais Shriners para Crianças – Montreal, professor do Departamento de Pediatria da Universidade McGill, atua no conselho consultivo médico da Fundação osteogenesis imperfecta, líder de pesquisa em doenças ósseas pediátricas). O Shriners Hospitals for Children é uma rede de 22 instalações médicas sem fins lucrativos na América do Norte. Crianças com condições ortopédicas, queimaduras, lesões na medula espinhal e fenda labial e palatina são elegíveis para receber cuidados e recebem todos os serviços em um ambiente centrado na família, independentemente da capacidade de pagamento dos pacientes;
- Estabelecimento de rede de pesquisa com mútua atividade de colaboração em um ensaio clínico randomizado aberto multicêntrico em paralelo intitulado por “Efetividade de uma estratégia NUtricional para controle GLICêmico em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS): estudo NUGLIC. Estudo este desenvolvido pelo Ministério da Saúde, sob coordenação da equipe de Pesquisa do Hospital do Coração e participação de diversos centros de estudo e pesquisa de diferentes regiões do Brasil. Este projeto conta com diversos centros de Estudos, incluindo o nosso, o qual será realizado em nossa clínica escola, com a atuação de alunos do Lato Sensu, Stricto Sensu e responsável técnica da clínica PROMOVE” (Centro de Promoção e Reabilitação em Saúde e Integração Social – Promove São Camilo.
Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do curso de Mestrado Profissional em Nutrição: do Nascimento à Adolescência do Centro Universitário São Camilo. Docente do mestrado profissional em Nutrição e da graduação de nutrição do Centro Universitário São Camilo. Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2003). Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População e sua linha de pesquisa é Obesidade. Nos últimos 12 anos atuou em atendimento nutricional de crianças e adolescentes com obesidade e com morbidades. Autora dos livros: Emagrecer com prazer: pequenas mudanças, resultados duradouros; Obesidade Infantil: livro da Família, livro do Educando e livro do Educador.
Publicações
- Escolhas alimentares na infância: podem as personagens infantis interferir nesta decisão? | Food choices in childhood: can cartoon characters interfere in this decision?
- Impacto das ações de um programa de educação alimentar e nutricional em uma população de adolescentes
- Circunferência da cintura como marcador para triagem de doença hepática gordurosa não alcoólica em adolescentes obesos
- A importância da nutrição nos primeiros mil dias
- Cut-off values of waist circumference to predict metabolic syndrome in obese adolescents
- Metabolic Syndrome and Related Disorders
- The role of multicomponent therapy in the metabolic syndrome, inflammation and cardiovascular risk in obese adolescents
- Aleitamento materno exclusivo atenua riscos cardiovasculares e estado inflamatório em adolescentes obesos
- Aerobic plus resistance training was more effective in improving the visceral adiposity, metabolic profile and inflammatory markers than aerobic training in obese adolescents
- Saturated Fatty Acid Intake Can Influence Increase in Plasminogen Activator Inhibitor-1 in Obese Adolescents
- Aerobic Plus Resistance Training Improves Bone Metabolism and Inflammation in Adolescents who Are Obese
- Hyperleptinemia: Implications on the Inflammatory State and Vascular Protection in Obese Adolescents Submitted to an Interdisciplinary Therapy
- Influência do aleitamento materno na obesidade e fatores de risco cardiovascular
- Association of nonalcoholic fatty liver disease with cardiovascular risk factors in obese adolescents: The role of interdisciplinary therapy
- www.revistamundodasaude.com.br/index.php/principal/edicoes2
- Análise das propagandas de alimentos veiculadas em canais de televisão fechada direcionada ao público infantil segundo o guia alimentar para a população brasileira e legislação vigente
- Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras
- Homeostasis Model Assessment-Adiponectin: the role of different types of physical exercise in obese adolescents.
- Different metabolic responses induced by long-term interdisciplinary therapy in obese adolescents related to ACE I/D polymorphism.
- Cut-off values of waist circumference to predict metabolic syndrome in obese adolescents
LEPR POLYMORPHISM MAY AFFECT ENERGY BALANCE DURING WEIGHT LOSS AMONG BRAZILIANS OBESE ADOLESCENTS
LEPTIN AS A CARDIOVASCULAR RISK MARKER IN METABOLICALLY HEALTHY OBESE
THE IMPACT OF ADIPONECTIN LEVELS ON BIOMARKERS OF INFLAMMATION AMONG ADOLESCENTS WITH OBESITY
CHARACTERIZATION OF ADOLESCENTS? DIET WITH THE DIETARY GUIDELINES FOR THE BRAZILIAN POPULATION
ESCOLHAS ALIMENTARES NA INFÂNCIA: PODEM AS PERSONAGENS INFANTIS INTERFERIR NESTA DECISÃO?
GUT MORPHOLOGY AND GENE EXPRESSION IN OBESITY: SHORT REVIEW AND PERSPECTIVES
INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE A APARÊNCIA DE PROFESSORAS DE SÃO PAULO
O PAPEL DA VITAMINA A NA SAÚDE MATERNO-FETAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
WEIGHT LOSS PROBIOTIC SUPPLEMENTATION EFFECT IN OVERWEIGHT AND OBESITY SUBJECTS: A REVIEW
ASSOCIAÇÃO ENTRE O PADRÃO DE SONO E MARCADORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICOS DE ADOLESCENTES
Prêmios e Notícias
- Escolhas alimentares na infância: podem as personagens infantis interferir nesta decisão? | Food choices in childhood: can cartoon characters interfere in this decision?;
- Resultados de dissertações do Mestrado Profissional em Nutrição são divulgados pelo CRN-3;
- Mestrado Profissional em Nutrição da São Camilo é premiado em eventos da área;
- Mestrado Profissional em Nutrição da São Camilo participa de eventos da área;
- Entrevista dada pela nossa mestre Ariana Galhardi Lira sobre “O que é Comer Transtornado”, problema alimentar que pode ser potencializado pelas redes sociais, temática de sua dissertação;
- Entrevista dada pela docente Profa. Dra. Marle Alvarenga sobre comer transtornado e resultados de Pesquisa de Mestrado co-orientado pela mesma;
O 24th European Congress on Obesity, evento, considerado pela Associação Europeia para o Estudo da Obesidade como a mais importante reunião científica na Europa, occoreu na cidade do Porto, entre os dias 17 e 20 de maio, com a participação da coordenadora do curso e mestranda, com apresentações de trabalhos intitulados por:
“The influence of plasmatic fatty acids in inflammatory and cardiovascular biomarkers in obese adolescents submitted to a longterm interdisciplinary treatment” e “Cut off values of neck circumference to predict overweight and obesity according to pubertal stage in Brazilians adolescentes”.
A participação neste evento proporcionou a oportunidade de atualização e conhecimento de novas ferramentas e instrumentos tecnológicos no tratamento da obesidade.
A participação neste evento proporcionou a oportunidade de atualização e conhecimento no tratamento da obesidade infanto-juvenil.
Veja mais sobre os trabalhos aprensentados no vídeo abaixo:
Cursos de extensão oferecidos por egressos de nosso Programa, no ano de 2020:
- Introdução Alimentar: Atendimento para a prática clínica e saúde coletiva
Profa. Ms. Carolina Albuquerque Gurgel - Mestre em Nutrição do Nascimento à Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Aprimoramento em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto - Portugal. Curso Desenvolvendo cidades saudáveis para reverter a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis - Columbia University - New York. Formação em Intuitive Eating Pro Skills Training Teleseminar com Evelyn Tribole. Mindfulness-based intuitive eating pelo Programa Eat for life com Lynn Rossy vice-presidente do Centro de Mindful Eating – Califórnia.
Link: https://saocamilo-sp.br/extensao/cursos/curso_introducao_alimentar - Nutrição Humanizada e Não Prescritiva
Profa. Ms. Ariana Galhardi Lira Augusto - Mestre em Nutrição: do nascimento à adolescência (CUSC) , com especialização em Nutrição do Paciente e do Desportistas (UNESP). Coach de bem estar . Realizou curso de Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela Universidade do Porto (FCNAUP, Portugal), aprimorada em transtornos alimentares pelo Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Nutricionista Colaboradora do Ambulim (HCFMUSP).
Link: https://saocamilo-sp.br/extensao/cursos/curso_nutricao_humanizada
Regimentos, Regulamentos e Normativas
- Regulamento Strictu Sensu - Mestrado Profissional
- Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - maio 2015
- Regimento Geral - Vigência a partir de 01 de julho de 2019
- INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1 - Solicitação de Qualificação
- INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2 - Condução do Exame de Qualificação
- INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3 - MESTRADO NUTRIÇÃO - Solicitação defesa
Projetos de Pesquisa
Conheça algumas das temáticas de projetos de pesquisa já desenvolvidos e em andamento em nosso curso:
- Alimentação escolar
- Atuação Profissional do Nutricionista em pediatria
- Percepção e Imagem corporal na infância e adolescência
- Programa de Educação Alimentar e Nutricional na infância e adolescência
- Nutrição esportiva na infância e adolescência
- Publicidade de alimentos para público infanto-juvenil
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
- Transtorno do espectro autista
- Obesidade infantil
- Estilo e práticas parentais e comportamento alimentar
- Dificuldades alimentares e seletividade
- Aleitamento materno
- Mídia e comportamento alimentar
- Avaliação de cardápios hospitalares no setor de pediatria
Pesquisa de Teses
Clique no botão abaixo para ser redirecionado à página de Pesquisas de Teses:
