A professora e pesquisadora do Centro Universitário São Camilo, Ana Paula de Queiroz Mello, foi reconhecida por sua iniciativa inovadora para combater a obesidade infantil nas escolas estaduais de São Paulo. O Programa de Educação Alimentar – integrando Ciência, Escola e Saúde (PEDUCA), desenvolvido por Ana Paula em colaboração com a Profa. Dra. Nágila R. T. Damasceno da USP, visa promover alimentação adequada e saudável entre os alunos.
O PEDUCA impacta mais de 2.000 escolas estaduais em São Paulo. Criado em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia (INCT-FCx), a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), o programa foca em capacitar professores e servidores da educação para promover hábitos alimentares saudáveis nas escolas.
O PEDUCA é um curso totalmente online, com duração de 110 horas, oferecendo formação para servidores da SEDUC. O objetivo é facilitar a criação de propostas pedagógicas sobre educação alimentar e nutricional no ambiente escolar. A primeira edição de 2024 já está em andamento, com ampla participação.
Desde sua primeira edição em 2020, o programa capacitou mais de 5.350 servidores, abrangendo 85% das Diretorias de Ensino e impactando mais de 2.000 escolas. Esse sucesso levou o programa a ser premiado com o Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição, consolidando seu papel na luta contra a fome e a desnutrição. O prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Consea/SP.
A professora Ana Paula enfatiza a importância de subsidiar ações intersetoriais nas escolas. “O PEDUCA promove o autocuidado e a autonomia por meio da educação alimentar, trazendo um impacto direto na saúde da comunidade escolar,” explica ela.
Por meio do PEDUCA, a São Camilo e seus parceiros demonstram que é possível combater a obesidade infantil e promover uma geração mais saudável.